16/10/2008

Ecolojovem-«Os Verdes» assinala o Dia Mundial da Alimentação

Dia Mundial da Alimentação

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Alimentação.
A alimentação é um factor determinante na saúde individual e pública, sendo fundamental garantir os cuidados necessários relativamente à qualidade dos alimentos.
A Organização Mundial de Saúde tem vindo a manifestar uma crescente preocupação com os consumos alimentares das populações, essencialmente dos mais jovens.
As escolas devem apostar regularmente numa alimentação saudável e equilibrada, praticando-a no dia-a-dia e sensibilizando os pais e alunos para a prática de bons hábitos alimentares.
Como exemplos de alguns problemas alimentares temos a subnutrição, a sobrenutrição, em especial o problema da obesidade infantil que tem vindo a aumentar, a qualidade dos produtos, a diabetes, o colesterol elevado, a hipertensão e os OGM’s (Organismos Geneticamente Modificados).
Sobre os OGM’S desconhecem-se ainda os seus efeitos na saúde e no ambiente e a sua entrada nos nossos mercados trouxe um clima de desconfiança justificada.
Pela importância destas questões a Ecolojovem – “Os Verdes” considera que deve ser disponibilizado o máximo de informação, para que se possa optar correcta e conscientemente, sendo dever do Estado prestar esta informação.
Actualmente e perante a crise que se vive, também o Consumir Local deve ser apoiado e incentivado. Desta forma, temos a possibilidade de consumir produtos locais, mais frescos e que, por não haver necessidade de serem transportados ao longo de quilómetros, são mais amigos do ambiente, uma vez que se reduz a emissão de CO2.
Assim, neste dia da Alimentação a Ecolojovem – “Os Verdes” defende:
- a obrigatoriedade da certificação e rotulagem dos produtos alimentares;
- produtos naturais sem efeitos nocivos à saúde;
- produtos com reduzidos impactos no ambiente;
- a aplicação do princípio da precaução em matéria alimentar;
- a disponibilização de toda a informação sobre a origem e qualidade dos alimentos.
Só assim se consegue garantir a segurança alimentar e uma alimentação saudável e sustentável.
Por uma alimentação correcta, saudável e livre de OGM’S
A Ecolojovem – “Os Verdes”
16 de Outubro de 2008

Sem comentários: