04/10/2008

Portugueses ainda bebem água contaminada

O ano de 2007 poderá ter sido melhor em termos de controlo da qualidade da água em Portugal. Mas, uma franja irredutível da população continua a beber água contaminada.
A poluição com bactérias que causam infecções e diarreias afecta dezenas de milhares de portugueses. Com efeito, cerca de 65 mil pessoas são servidas por sistemas de abastecimento de água onde, em 2007, todas as análises efectuadas revelaram a presença de Enterococos, segundo dados do Instituto Regulador de Águas e Resíduos (IRAR).
Já a bactéria E.coli apareceu em pelo menos metade das análises à água fornecida a 61 mil portugueses no ano passado - contra 63 mil em 2006. Segundo a legislação, a água de consumo humano não pode conter esses microorganismos, que provocam sobretudo infecções do sistema grastro-intestinal.
Por estes motivos, a desinfecção da água vai passar a ser obrigatória em todos os sistemas de abastecimento do país a partir de Janeiro de 2009, passando a constituir a principal arma para resolver o problema da contaminação microbiológica que persiste em vários locais.
A medida consta da nova legislação sobre a qualidade da água para consumo humano, publicada no ano passado e em vigor desde Janeiro passado. A desinfecção será obrigatória um ano depois.

Sem comentários: