05/10/2008

A responsabilidade na reposição da ciclovia

A pista ciclável que liga Entrecampos a Telheiras 1, e que atravessa as freguesias do Campo Grande e do Lumiar, foi inaugurada em 2001, durante a coligação de esquerda que na altura governava a capital 2.
Infelizmente, para além de muitos automobilistas circularem e estacionarem indevidamente em plena pista, as obras realizadas pelo Sporting, na abertura de novas vias de acesso ao estádio, fizeram com que parte do troço desta pista, compreendido entre o Museu da Cidade de Lisboa até às imediações da entrada da Estrada de Telheiras, se encontre parcialmente destruído e interrompido desde 2004, cortado por barreiras físicas que impedem a segura circulação dos utentes de bicicletas 3.
Durante anos, os subsequentes executivos camarários de direita nada fizeram para a sua reabilitação, apesar dos repetidos apelos dos eleitos de “Os Verdes”, quer na Assembleia Municipal, quer na Assembleia de Freguesia. Até que, na recente sessão da CML de 24 de Setembro, foi sumariamente feito o anúncio sobre o reinício das obras, tendo as primeiras intervenções de arranjo dos terrenos começado no dia seguinte, ao início da tarde.
Após aquele aviso na reunião de CML e a informação de que o custo da empreitada importava em 26.540,75 euros, de imediato a vereadora Rita Magrinho perguntou: “Então, quem paga?” Resposta sem vacilar do vereador dos espaços verdes: “a CML, claro”. Situação deveras estranha, pois o clube havia em tempos assumido a responsabilidade pela sua reconstrução e, aparentemente, a CML desiste agora de o exigir.

Ora, considerando que, por proposta do Grupo Municipal do Partido Ecologista “Os Verdes”, a AML já havia aprovado por unanimidade diversas recomendações relativas à reconstrução da referida pista ciclável, bem como no passado dia 23 de Setembro, durante a discussão da ‘Informação Escrita’ na AML, o presidente da CML nem se designou responder, quando interpolado sobre o assunto pelos eleitos do PEV, e apesar de ter sido questionado sobre que eventuais diligências teria entretanto a CML conduzido junto da Direcção da SAD do Sporting com vista à reposição da via, os eleitos de “Os Verdes” decidiram requerer explicações por escrito sobre quais as diligências até ao momento efectuadas pela CML, junto da SAD do Sporting, para que o clube providencie na imediata reposição do troço interrompido da pista ciclável entre Entrecampos e Telheiras 3.
Nas fotos, previsível futuro ponto de encontro e ligação com a pista existente nas traseiras do Convento e da Igreja de Nª Srª das Portas do Céu, já dentro de Telheiras Sul, bem como o local sob e entre o viaduto do Metropolitano e a Escola Alemã, previsto para a nova passagem do traçado da ciclovia.

Sem comentários: