08/10/2008

Haverá novo pulmão verde em Lisboa?

O Plano Director Municipal de Lisboa poderá vir a prever a construção de um jardim para a actual zona do aeroporto da Portela, depois da sua desactivação. Outras medidas futuras a contemplar no PDM poderão vir a ser o transformar Lisboa numa “cidade Erasmus” e deixar de utilizar-se o Tejo como esgoto da cidade.
No caderno de ‘balanço da actividade’ distribuído aos jornalistas e aos deputados municipais, a escassos 5 minutos (!!) do início da sessão da AML, é apontada a data de Janeiro de 2009 para o início das obras do interceptor de esgotos entre o Largo do Chafariz de Dentro e o Cais do Sodré e a sua conclusão prevista para Setembro do mesmo ano.
Com efeito, o presidente da CML acabou ontem por anunciar, durante o debate do Estado da Cidade, na AML, que o novo PDM de Lisboa será apresentado em Março do próximo ano. “A revisão prevê o tal parque verde na zona do aeroporto, mas não na totalidade porque há zonas edificadas”, como as dos actuais escritórios da TAP, segundo acrescentou o vereador do Urbanismo.
O presidente da CML anunciou também a construção de um “grande interceptor entre Alfama e o Cais do Sodré que vai permitir finalmente que a totalidade do esgoto da cidade de Lisboa tenha tratamento”, de modo a que o Tejo deixe “de ser poluído pelo esgoto de Lisboa”.

Sem comentários: