09/10/2008

Vereadora manifesta-se contra o seu próprio pelouro

Perfaz hoje exactamente um mês que o actual executivo camarário estabeleceu um acordo com o Movimento Cidadãos por Lisboa que incluía, entre outros critérios, uma proposta de cooperação para o desenvolvimento de projectos específicos “relevantes para Lisboa”, atribuindo entre outros, designadamente, responsabilidades num projecto multicultural para Lisboa e na elaboração do Programa Local de Habitação.
Na apresentação, o presidente da CML salientou a “convergência de preocupações em duas áreas fundamentais”, considerando ser “útil, necessário e positivo” o acordo, por forma a que se vença o “desafio de voltar a povoar Lisboa”.
Por seu turno a vereadora caracterizou o trabalho a desenvolver no projecto de que agora assume responsabilidades, na medida em que se propõe envolver as Juntas de Freguesia, as associações cívicas e de moradores, entre outras entidades, de modo a se encontrarem soluções para os múltiplos problemas da habitação, nomeadamente, ao tornar possível a obtenção de incentivos às modalidades de arrendamento 1.
Pelo que, como afirmaram “Os Verdes” na AML de 3ª fª passada, durante o debate do ‘Estado da cidade’, seria espectável que, a partir de agora, a ‘nova’ vereadora começasse a dar corpo, como lhe fora pedido, ao enquadramento da Política Municipal de Habitação, no âmbito do Plano Estratégico Nacional de Habitação.
Mas afinal a que é que os munícipes puderam, estupefactos, assistir na noite de 2ª fª passada, à porta da própria AML, e no dia seguinte, pela hora do almoço, na Av. da Liberdade? Aos novos vereadores a protestarem através de uma “concentração - vigília” por haver tantas casas sem gente, e tanta gente sem casa, devido aos 4.699 prédios vazios em Lisboa 2.
Como disse? Repita lá outra vez! As vereadoras recém-empossadas com responsabilidade na área municipal da habitação vieram protestar contra o seu próprio pelouro!? Então não deveriam estar a preparar o Plano Local de Habitação? Mas que situação tão insólita!
Daí que “Os Verdes” tenham de imediato decidido questionar o presidente da CML sobre se este facto não defrauda expectativas e “não representa uma contradição com as responsabilidades atribuídas naquele acordo”? 3
E se os restantes vereadores também começassem agora a protestar contra os seus próprios pelouros e Departamentos municipais? Situação apenas glosável com uma sempre actual ‘deixa’ de uma rábula entre a actriz Ivone Silva e Camilo de Oliveira: “ai Agostinho, esta cidade perdeu o tino, esta cidade é um colosso...”.

1. Ler notícia e ‘Acordo de cooperação’ IN
www.cm-lisboa.pt/?id_item=17385&id_categoria=11
2. Ver DNotícias de 2008-10-07, p. 24, e www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=11&SubAreaId=23&SubSubAreaId=53&ContentId=262257
3. Ver http://pev.am-lisboa.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=223&Itemid=33

Sem comentários: