29/10/2008

Ecolojovem – "Os Verdes" repudia propostas de Berlusconi na reforma do Ensino em Itália

Milhares de estudantes italianos têm protestado por todo o país contra as propostas de Sílvio Berlusconi para a reforma do ensino.
O projecto de lei do Governo italiano prevê cortes de verbas e de empregos nas escolas, um nivelamento entre ensino público e privado e a criação de classes separadas para filhos de imigrantes.
A Itália, outrora considerada uma nação-modelo do ensino público e gratuito europeu, pretende agora reformar o ensino através destas medidas discriminatórias, anti-sociais e xenófobas.
A Ecolojovem – "Os Verdes", juventude do Partido Ecologista "Os Verdes", considera que a aprovação deste documento constitui um enorme e grave retrocesso no ensino e na sociedade, servindo apenas os interesses capitalistas que lucram com a educação.
Os jovens ecologistas não podem, de todo, concordar com a separação entre crianças estrangeiras e italianas, sob o falso pretexto de não atrapalhar a aprendizagem dos alunos que já dominam a língua.
A Ecolojovem – "Os Verdes" solidariza-se com todos os estudantes italianos que se manifestam e lutam pelo Direito ao Ensino Público e Gratuito e contra a discriminação e a exclusão social, e repudia veementemente estas propostas que prejudicam o Sistema de Ensino e uma sociedade que se pretende inclusiva.

A Ecolojovem – "Os Verdes"
29 de Outubro de 2008

Sem comentários: