09/12/2008

Controlo de velocidade por radar

O director municipal de Protecção Civil, Segurança e Tráfego da CML constatou que, na sequência da instalação dos radares de controlo de velocidade houve “uma acalmia do tráfego indiscutível”, bem como “uma redução objectiva da sinistralidade grave”.
Este arquitecto acredita que mesmo para os críticos dos radares “é difícil rebater estes dados”, embora admita que o período em análise é ainda muito curto para se chegar a uma conclusão mais definitiva sobre as melhorias nos índices de sinistralidade.
Segundo o mesmo responsável, a avaliação preliminar agora feita tem o problema acrescido de se fundamentar apenas no número de mortos e feridos graves, que são os únicos divulgados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, e de omitir os que falecem já a caminho do hospital.
Também a Comissão de Avaliação do Sistema de Controlo de Velocidade e Vigilância do Tráfego de Lisboa deverá concluir no início de 2009 uma proposta na qual recomendará a instalação de mais radares e a deslocação para novos locais de alguns dos equipamentos em funcionamento, mas o projecto não tem data para sair do papel.
“A questão dos radares não é prioritária”, disse o assessor de imprensa da CML. Confrontado com esta afirmação, o director municipal de Protecção Civil, Segurança e Tráfego admitiu que “os prazos são políticos”, mas defendeu que o trabalho da comissão vai permitir fundamentar qualquer decisão do executivo que venha a ser tomada sobre esta matéria.
A proposta da comissão deverá, segundo um documento preliminar já divulgado, pedir a colocação de novos radares em artérias como a Avenida Dr. Alberto Bensaúde e a Avenida Gulbenkian, mas também no Eixo Norte-Sul. Já no caso da Avenida Marechal Spínola (prolongamento da Avenida EUA), a ideia é retirar o equipamento lá instalado por se tratar de “um eixo radial com volumes de tráfego bem longe da sua capacidade de projecto”.
Já segundo o presidente da Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados, a proposta final deverá ainda incluir algumas recomendações feitas por esta entidade, nomeadamente a introdução de um conjunto de medidas de acalmia de tráfego complementares aos radares. Entre elas contam-se alterações na semaforização, colocação de lombas e de painéis de alerta.

Ver
http://jornal.publico.clix.pt/default.asp?url=%2Fmain%2Easp%3Fdt%3D20081208%26page%3D18%26c%3DA

Sem comentários: