31/12/2008

Uso de bicicleta na cidade sustenta tese de mestrado

Lisboa não é só a cidade das sete colinas, tem um planalto central que ocupa mais de metade da rede urbana reunindo condições para a mobilidade em bicicleta, concluiu um investigador do Instituto Superior de Engenharia.
“As colinas correspondem a uma pequena percentagem da área da cidade”, afirma um engenheiro de vias de comunicação e transportes nas conclusões da sua tese de mestrado.
Após ter pedalado 200 dias em Lisboa (mais 100 que os a que inicialmente se propôs) e percorrido mais de dois mil quilómetros, sublinha que “Lisboa não são só sete colinas, mas sim um grande planalto central, que ocupa mais de metade da área urbana da cidade e uma marginal de 18 quilómetros totalmente planos”.
“O clima em Lisboa é um dos melhores da Europa para se pedalar”, acrescenta, referindo que, apesar do calor no Verão, é possível circular de manhã quando as temperaturas rondam os 20 a 22 graus. Mesmo no Inverno, Lisboa não tem em geral temperaturas inferiores a 10 graus nos meses mais frios, Dezembro e Janeiro. A chuva apenas foi motivo para não andar de bicicleta 40 dias durante todo o ano.
Reconhecendo que Lisboa tem “algumas avenidas com índices de poluição elevados”, o investigador afirma que “de manhã, ainda com pouco trânsito, é ar é respirável, mesmo para um ciclista. Ao final da tarde, nas horas de ponta, optar por circular em vias secundárias é uma boa solução para fugir ao tráfego e consequente poluição”.
As desvantagens de usar bicicleta em Lisboa relacionam-se com a inexistência de “corredores exclusivos” seguros, infra-estruturas que o investigador considera que a autarquia deve encarar “com seriedade e enquadrada no plano geral da mobilidade sustentável para a rede viária da cidade de Lisboa” 1.

1. Ver
http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Lisboa&Concelho=Lisboa&Option=Interior&content_id=1064644
Ver também http://osverdesemlisboa.blogspot.com/2008/09/lisboa-uma-cidade-ciclvel.html

Sem comentários: