17/12/2008

Feira da Ladra ainda é atracção turística

A velha Feira da Ladra tem vindo a perder importância, mas continua a ser frequentada por turistas estrangeiros e deve permanecer no mesmo local, segundo um inquérito realizado junto de comerciantes, feirantes e visitantes.
O trabalho foi realizado por alunos da Escola Profissional Almirante Reis e esteve ontem em debate na Voz do Operário, tendo como pano de fundo a requalificação da secular Feira da Ladra, património cultural de Lisboa.
Nas respostas sobre a feira, houve quem dissesse que não mudava nada, mas a existência de casa de banho, estacionamento, mais segurança e Multibanco estão entre as sugestões mais significativas.
Entre os comerciantes inquiridos, alguns trabalham nos estabelecimentos da zona há 60 anos, outros há apenas um mês, mas a maioria (76%) concorda com a localização da feira. No total, apenas 14% admite que o estabelecimento comercial corre o risco de fechar se a feira acabar, 62% diz que não faz mais negócio nos dias de feira e 36% diz que sim, especialmente ao sábado.
Porém, mais de metade (51%) recebe mais clientes estrangeiros nos dias de feira. Entre os comerciantes, 66% considera que a feira perdeu importância nos últimos. Entre clientes portugueses da Feira da Ladra, 41% visita-a raramente, 31% vai quase todas as semanas e 24% todas as semanas.
O principal motivo é fazer compras, seguindo-se o passeio. Roupa, velharias e livros são dos artigos mais procurados e a grande maioria (66%) gosta da feira tal como está. A grande maioria não gostava que a feira mudasse de local.
Entre os visitantes estrangeiros, destacam-se neste inquérito os provenientes de França (18%) e Inglaterra (13%), num leque de países que abrange a Europa, a América, a África e a Ásia. Para 86% tratou-se da primeira visita e os principais motivos foram fazer compras e conhecer o local. A maioria gostou da feira e considerou ser fácil chegar lá.
Alguns feirantes vendem ali há um mês e outros há 35 anos. Apesar de defenderem melhorias, a esmagadora maioria (94%) não considera lucrativo mudar a feira. A maior parte nota que a feira tem vindo a perder importância, visitantes e vendedores, mas não gostaria de a ver noutro lugar, à semelhança dos comerciantes da zona e de quem a visita.

Ver
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=1059865

Sem comentários: