24/12/2008

Tenha uma ceia mais verde

A ceia de Natal é a refeição do ano que mais prejudica o ambiente devido às emissões de CO2 no transporte de alimentos, aos gastos com água, luz e gás e pelo lixo que se acumula no fim da quadra. Este ano dê descanso a alguns excessos e experimente um jantar amigo do ambiente.
Sabia que a sua ceia de Natal é responsável por milhares de toneladas de CO2 enviadas para a atmosfera? Não de maneira directa, mas devido à forma como os alimentos chegam à mesa. Bacalhau da Noruega, tâmaras da Tunísia e outros produtos internacionais, percorrem quilómetros de barco ou avião até ao seu supermercado. É por isso que deve ter cuidado com a proveniência dos seus alimentos, isto se quiser uma ceia de Natal mais verde.

Ainda antes do dia de Natal, há algo muito importante que deve fazer: descongelar o frigorífico. O seu electrodoméstico irá trabalhar de forma mais eficiente e terá mais espaço para guardar as inevitáveis sobras do Natal.
E não acha que é altura de arranjar um saco das compras feito de algodão? Imagine a quantidade de sacos de plástico que vai poupar. Comprar no comércio local também ajuda o ambiente.
Depois, promova o consumo local. Nas mercearias é mais provável que encontre produtos que não deram a volta ao mundo. Estas lojas são mais eficientes energicamente que os supermercados e ajudam a apoiar as economias locais. Opte por alimentos com menos embalagens e compre apenas aquilo que necessita.
Sabia que o ‘fiel amigo’ bacalhau se encontra classificado como vulnerável pela UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) desde 1996 e alguns estudos apontam para a extinção das populações do Atlântico Norte nos próximos 15 anos, caso a situação continue como está?
E porque não substituir o bacalhau por outro peixe - por exemplo, a tainha assada, que combina perfeitamente com puré de batata ou maçã - ou outra iguaria? Se não consegue resistir adquira bacalhau de média/grande dimensão e faça o mesmo com o polvo - deverá ter entre 800 e 900 gramas. Caso seja mais adepto da carne, opte por um peru biológico ou então faça um assado, substituindo a carne por seitan.
Antes de começar a cozinhar, e caso tenha o aquecimento ligado, desça-o um grau centígrado. Poupa carbono e dinheiro e a diferença de temperatura não vai dar para causar arrepios. Se tiver uma lareira, substitua as acendalhas por casca de laranja seca, que deixa um aroma muito mais agradável.
Ao cozinhar não desperdice água e prefira o lume brando: os alimentos vão ter tempo de apurar e ficam mais cozidos. Evite usar loiça e talheres descartáveis e guardanapos de papel. Nas bebidas, prefira as embalagens grandes às pequenas (pois geram menos lixo que muitas pequenas) e que sejam reutilizáveis, como as embalagens de vidro, pois estas são facilmente recicladas, optando por garrafas com depósito em vez de tara perdida.
E tenha um Feliz Natal!

Sem comentários: