19/12/2008

Dê uma solução ambiental ao seu lixo orgânico

A compostagem pode ser feita por qualquer pessoa, basta querer e arranjar soluções alternativas, caso não tenha um espaço ao ar livre para guardar o composto.
Também conhecido por húmus, o composto orgânico é uma matéria natural rica em carbono e azoto que é usada para fertilizar a terra. Tem um canteiro de flores? E que tal fazer o seu próprio fertilizante em casa? Se todos fizéssemos a compostagem, a quantidade de lixo urbano diminuiria em um terço.
Só precisa de um compostor, que pode ser construído por si ou comprado, e de matéria orgânica. Tome em atenção as diferenças entre o lixo que faz em sua casa: A pilha de lixo deve ter uma boa relação entre materiais ‘verdes’ e materiais ‘castanhos’.
A maior desvantagem que salta à vista neste processo será o mau cheiro. Mas com uma correcta gestão entre ‘verdes’ e ‘castanhos’, qualquer problema que ocorra com a sua pilha pode ser resolvido rapidamente e de maneira simples.
Os ‘verdes’, ricos em azoto, são normalmente húmidos e os ‘castanhos’, com maior proporção de carbono, são geralmente secos, logo, para o seu compostor funcionar correctamente, deve colocar estes produtos numa ordem de 30 partes de ‘castanhos’ para uma de ‘verdes’. Dentro de três a seis meses o composto estará pronto. Depois despeje-o num jardim ou no quintal de um familiar ou conhecido seu.
A nível municipal, a compostagem traz grandes vantagens, principalmente na gestão de resíduos: “A comida que vai para os aterros fermenta e produz ácido. Esse ácido vai corroer outros materiais, como metais pesados e plásticos. Logo, a compostagem vai reduzir a carga poluente das lixeiras e impedir, por exemplo, a contaminação de lençóis de água subterrâneos”, explica uma professora universitária.
A nível urbano, a compostagem apresenta outro problema: exige uma alteração dos hábitos das populações, que normalmente deitam os resíduos orgânicos para o saco do lixo. “Há ainda a necessidade de se fazer uma recolha separada dos resíduos orgânicos”. Seria necessário um ecoponto para se diferenciar o tipo de matéria orgânica. Além disso, este tipo de matéria teria de ser recolhido todos os dias para não provocar maus cheiros.
A compostagem é um processo que faz todo o sentido, pois fecha o ciclo da matéria orgânica: a comida transforma-se em fertilizante que vai ajudar à produção de outros alimentos. Esta prática promove a agricultura sustentável, mais saudável e respeitadora do meio ambiente.

Ver
http://dn.sapo.pt/2008/12/14/sociedade/de_solucao_ambiental_seu_lixo_organi.html

Sem comentários: