No Encontro que teve lugar no Museu Municipal de Oliveira de Frades foi possível ouvir os jovens, além de informá-los e alertá-los sobre as alterações ao Estatuto do Aluno e as suas implicações no percurso dos estudantes, bem como o papel das Associações de Estudantes.
A Ecolojovem – “Os Verdes” considera que as alterações ao Estatuto do Aluno são injustas, têm um carácter autoritário e punitivo, não procurando integrar o aluno no meio escolar, mas excluindo-o, havendo, em determinadas situações, uma responsabilização do aluno pelas incapacidades da escola e da própria sociedade, enquanto assistimos a uma crescente desresponsabilização por parte do Governo.
Não é este o sistema de ensino que os jovens ecologistas defendem. Pelo papel fundamental que o Ensino desempenha na sociedade, consideramos que tem de haver um maior diálogo e respeito pelos estudantes, implementando-se medidas que possibilitem a sua formação como alunos e como cidadãos.
A juventude de “Os Verdes” teve igualmente oportunidade de debater problemas da região, como a qualidade da água, o ordenamento do território e a carência de acessibilidades e transportes.
Também durante a iniciativa foram abordadas futuras iniciativas, tais como o 20º aniversário da Ecolojovem – “Os Verdes” que se comemorará em Fevereiro e a preparação da XI Convenção Nacional Ecológica, que decorrerá nos dias 13 e 14 de Março de 2009.
O Encontro dos jovens ecologistas terminou com uma visita a Santa Cruz da Trapa, no Concelho de São Pedro do Sul .
Sem comentários:
Enviar um comentário