25/12/2008

Produção de resíduos aumenta no Natal

A época natalícia é muitas vezes sinónimo de alguns excessos, nomeadamente no consumo. Depois, o cenário repete-se todos os anos, com embalagens de presentes e o respectivo papel de embrulho a amontoarem-se junto à árvore de Natal, esperando por um destino, que nem sempre é o mais correcto e ‘amigo’ do ambiente.
Na época de Natal, há autarquias que dinamizam ateliers de embrulhos ecológicos nas grandes superfícies comerciais, para sensibilizar a população para as ‘boas práticas’ na prevenção de resíduos, aconselhando a que se dê preferência aos artigos reutilizáveis, evitando comprar produtos embalados e aproveitar o papel de embrulho dos anos anteriores, dicas que permitem ajudar a passar um Natal mais ecológico.
Já a Valorsul, responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos sólidos urbanos de cinco municípios da Lisboa (Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira), revela que, em 2007, o mês de maior produção de resíduos foi Outubro, “quer considerando a produção de resíduos na globalidade, quer tendo apenas em conta a recolha selectiva de papel/cartão, embalagens e vidro”.
Nos municípios abrangidos pela Valorsul existe, isso sim, um aumento de chamadas na linha azul (contacto para pedidos de informação) na época natalícia. “As dúvidas mais generalizadas prendem-se com o que fazer às embalagens de plástico vazias, que traziam brinquedos ou outro tipo de presentes”.

Ver
www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=7442

Sem comentários: